SEMINÁRIO Gestão de Recursos Humanos para não especialistas
LOCAL
Lisboa
DATA
24 e 25 de outubro
HORARIO
09.00 – 17.30
A Gestão de Recursos Humanos é cada vez mais perspectivada como uma área central de toda e qualquer organização, revelando-se pertinente conhecer e reconhecer o seu enquadramento funcional e o papel que assume no fornecimento de valor acrescentado face aos objetivos estratégicos da organização. Neste seminário iremos abordar os princípios básicos aplicados à gestão das Pessoas, dando uma visão geral da abrangência da Função de Recursos Humanos e como o maior envolvimento dos colaboradores gera melhores resultados na empresa.
Em 2 dias irá conhecer os princípios básicos aplicados à gestão das Pessoas, dando uma visão geral da abrangência da Função de Recursos Humanos
Objetivos
Este seminário pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam entender as principais áreas da gestão de recursos humanos desde a atração e seleção de novos colaboradores à gestão do talento e desenvolvimento de competências, passando pelas estratégias de remuneração e gestão de carreira.
A quem se dirige
Este curso destina-se a todos os profissionais que tenham necessidade de descobrir e aprofundar as bases da gestão de Recursos Humanos e de analisar as diferentes dimensões da função RH.
A mais valia do seminário
Seminário muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes.
Programa
Gestão de RH no Contexto da Organização e Fatores Envolventes
- Alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa
Recrutamento e seleção
- Conhecer as diferentes fases do recrutamento
- Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato
- Atração e recrutamento: fontes e tipos de recrutamento
- Fases e ferramentas de seleção: entrevistas de recrutamento, testes de personalidade, dinâmicas de grupo, seleção baseada em competências
- Decisão e orientação: critérios da tomada de decisão, relatório e a comunicação da informação
- Follow-up, avaliação e controlo do processo
- Conhecer os aspetos legais e éticos da contratação
- Técnicas de acolhimento e integração: Manual de acolhimento, procedimentos, programas, ferramentas
Gestão da formação e desenvolvimento do potencial
- Conheça as principais características da formação profissional
- Desenvolvimento do talento: mentoring e coaching
- Desenvolver um plano de formação: identificar necessidades, planear ações, avaliar o impacto da formação
Avaliação e gestão do desempenho
- Objetivos, princípios e processos
- Alvos e fontes de Avaliação de Desempenho
- Instrumentos e Métodos de Avaliação de Desempenho
Gestão de carreiras, retenção de talentos e sistemas de recompensas
- Objetivos do planeamento de carreira e construção do plano
- Estratégias para reter talentos
- Conhecer os critérios de um bom sistema de remuneração
- Recompensas intrínsecas e extrínsecas
- Benefícios sociais
Gestão da comunicação organizacional
- Endomarketing de RH
Clima Social
- Identificar a influência dos estilos de gestão no clima social
- Identificar sinais de desconforto na equipa
Aplicação de diversos casos práticos e exercícios.
VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS. CONSULTE-NOS!
15% DESCONTO até 28 de setembro
VALOR DE INSCRIÇÃO* (por participante)
- 833€ até 28 de setembro (inclui 15% Desconto)
- 882€ até 8 de outubro (inclui 10% Desconto)
- 980€ a partir de 9 de outubro
* Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor. Desconto não acumulável com outras ofertas em vigor.
O VALOR INCLUI: Documentação de apoio, certificado de participação, coffee-breaks, almoço e oferta de 1 assinatura digital anual da RH Magazine.
MODALIDADE DE PAGAMENTO
Transferência bancária à ordem do IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos Unip Lda.
Banco: Banco Comercial Português S.A.
IBAN: PT50 0033 0000 45455228007 05
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

• O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária antes do início da formação e o comprovativo de pagamento deverá ser enviado para o email anahortensesilva@iirh.pt.
• O número de participantes é limitado e as inscrições serão consideradas pela ordem de chegada.
• Se por algum motivo o participante decidir cancelar a sua inscrição, deverá fazê-lo por escrito e com uma antecedência mínima de 4 dias úteis antes da celebração da formação. Neste caso, o IIRH reembolsará a entidade responsável pelo pagamento, exceto 30% por conta de despesas administrativas. Se o cancelamento se efetuar uma vez ultrapassado este período, o IIRH não reembolsará qualquer quantia. Todavia o participante poderá solicitar por escrito até um dia antes da celebração do evento a sua substituição por outra pessoa.
Formadora
Sónia P. Gonçalves

Licenciada, Mestre e Doutora em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa).
Docente e orientadora de teses, dissertações e estágios no Ensino Superior com colaboração em diversas instituições, Instituto Piaget, Instituto Politécnico de Tomar, ISCTE-IUL, Instituto Superior de Educação e Ciências.
Foi coordenadora da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do Instituto Piaget (Campus Universitário de Almada).
Tem larga experiência em funções de formadora, consultora e de direcção em diversas empresas.
Investigadora na unidade de investigação Research in Education and Community Intervention (RECI), no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL).
Directora do Conselho Editorial da Revista Segurança Comportamental.
Membro da comissão científica e organizadora de inúmeros eventos científicos.
Autora e co-autora de diversas comunicações em eventos científicos, bem como artigos, capítulos e livros nacionais e internacionais.
Os seus interesses de investigação focam a Psicologia do Trabalho e das Organizações e Psicologia da Saúde Ocupacional, com especial interesse no impacto dos factores ambientais na saúde dos trabalhadores.