Um plano de formação é um valioso instrumento de gestão dos recursos humanos. Inclui uma série de ações que visam melhorar as competências dos colaboradores, impactando de forma significativa o seu desempenho e performance individual, permitindo a sua progressão na carreira, e, consequentemente, aumenta a produtividade da empresa. Neste sentido, é essencial desenvolver, implementar e monitorizar um plano de formação consistente, adaptado às necessidades de cada organização.
Este seminário tem como objetivo dotar os participantes das competências, conhecimentos e técnicas que lhes permitam executar o plano de formação da empresa de forma eficiente e eficaz.
Objetivos Específico
1. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO E SUA IDENTIFICAÇÃO
1.1. Enquadramento das necessidades
1.2. Tipos de necessidades
1.3. Expectativas e resultados
2. O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO (DNF)
(Adaptação a realidade do cliente a qual se centra no apoio as áreas da empresa durante o processo de diagnóstico de necessidades de formação)
2.1. Fases do Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.2. Conceber metodologias de levantamento de diagnóstico de necessidades de formação
2.3. Conceber instrumentos centrados nas necessidades de formação da Organização
2.4. Conceção do Relatório Final resultante do processo de DNF
3. COMO ESTIMULAR/ FOMENTAR A MOTIVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
3.1. A “venda” da Formação aos Destinatários
3.2. O Papel do Gestor de Formação: Antes, Durante e Depois da Formação
3.3. Como desenvolver uma Cultura de Formação Contínua na Empresa
3.4. A Importância das Condições de Trabalho e de um Clima Organizacional que favoreça a Participação Ativa na Formação
3.4.1. A Integração da Formação e seus Resultados no Desenvolvimento e Avaliação dos Colaboradores
3.5. O Envolvimento de Colaboradores e Chefias na deteção de Necessidades de Formação
4. PLANEAR A FORMAÇÃO
4.1. Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação
4.2. A Comunicação Interna e Externa do Plano de Formação
5. O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO
5.1. Plano de Marketing da Formação
5.2. Como Divulgar e Promover os Benefícios da Formação e seus Resultados
5.3. Ações para Comunicar e Comprometer os Colaboradores com a Formação
5.4. Estrutura e Desenvolvimento de um Plano de Marketing da Formação
6. O PLANO DE FORMAÇÃO
6.1. Objetivos Pedagógicos a atingir
6.2. Conteúdos Programáticos a ministrar
6.3. Cronograma, Animadores e Métodos Pedagógicos
6.4. Tipos e Momentos de Avaliação
7. ORGANIZAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
7.1. Afetação de Recursos
7.2. Seleção dos participantes
7.3. Divulgação
7.4. Dossiers Pedagógicos
7.5. Equipa Pedagógica
7.6. Responsabilidades e papéis
7.7. Normas de organização e funcionamento do processo
7.8. Acompanhamento de clientes e formandos
8. MELHORAR A EFICÁCIA DAS DESPESAS DE FORMAÇÃO
8.1. Saber escolher a modalidade de realização da ação: (inter, interna ou intra)
8.2. Construir uma arquitetura eficaz para os dispositivos de formação, antecipando e controlando os custos
9. OS REQUISITOS DOS FORNECEDORES
9.1. O manual do fornecedor
9.2. Os requisitos dos fornecedores
9.3. O processo de consulta do novo fornecedor
10. A AVALIAÇÃO TÉCNICA DOS FORNECEDORES
10.1. A informação necessária à avaliação
10.2. Os indicadores necessários – suas vantagens e limitações
10.3. A informação financeira e o seu tratamento
11. AUDITORIA DOS FORNECEDORES
11.1. As auditorias de processo do fornecedor
11.2. A classificação do fornecedor nas auditorias
11.3. Análise da performance global do fornecedor
12. CONSTRUÇÃO DE UMA SESSÃO DE FORMAÇÃO
12.1. Construção de um Plano de Sessão
12.2. Cronograma
12.3. Detalhes
12.4. Mentoring
Profissional com ampla experiência nas áreas de Treino e Desenvolvimento há mais de 20 anos. Desenvolve competências em treino comportamental orientado para resultados, Inteligência Emocional, Liderança e PNL, bem como nas áreas técnicas de Marketing e Excelência de Vendas, Vendas Criativas e Técnicas de Coaching.
Integrado na estrutura internacional da Bayer AG, fui responsável pela coordenação e gestão de atividades de treino em todas as áreas de intervenção.
Fundador e Sócio-Gerente da Upturn, trabalho como consultor de formação, facilitador, coach e treinador, trabalhando em parceria com empresas de formação de renome nas áreas de vendas, gestão de formação, recursos humanos, negociação, PNL, técnicas de marketing e vendas em Portugal, Angola e Moçambique.
Certificado em Master Practitioner em PNL pelo ITA,
Coach Certificado pelo ICF na EEC,
Consultor licenciado em Identity Compass,
Certified Professional Behaviour Analyst (CPBA),
Certificação em Competências Pedagógicas,
Membro da Direção do Chapter Português da International Association of Facilitators
Membership Committee Leader for ICF Portugal.
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