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SEMINÁRIO intensivo à distância
Design Thinking para a Gestão de RH: Como desenhar uma employee experience motivadora

25 e 26 de maio ou
17 e 18 de novembro

9.30 - 13.00

7 Horas

Live training - formação síncrona via Zoom

Os departamentos de RH estão a ter, cada vez mais, um papel de maior relevo nas organizações com uma cultura e um mindset de inovação. A maioria das organizações inovadoras está a introduzir o Design Thinking como uma prática, porque percebem que a “pessoa” está no centro das decisões. São organizações que querem compreender a perspetiva do cliente, externo e interno, procuram envolvê-lo na cocriação de produtos e serviços e, desta forma garantir que ele é o verdadeiro embaixador da marca.
A maioria das organizações inovadoras está também a introduzir o Design Thinking como prática na gestão dos RH. Isso significa que procuram estudar as pessoas no local de trabalho, entender as suas necessidades, dores e expectativas, gerar ideias criativas, prototipar estas ideias, testar, receber feedback dos colaboradores e implementar as soluções mais adequadas.
Inovar nos RH significa desenvolver e cocriar, com os colaboradores, ferramentas e políticas de gestão de pessoas que garantam elevados níveis de envolvimento, retenção de talento e aumento da produtividade. O objetivo final é desenhar uma experiência de colaborador – employee experience – simples, gratificante e motivadora, para todos os colaboradores, durante o seu ciclo de vida na empresa.

Objectivos

Neste workshop muito prático, em formato totalmente online, vamos trabalhar os princípios do
Design Thinking, as suas ferramentas-chave e terminologia e vamos descobrir de que forma esta metodologia nos vai permitir inovar na Gestão de RH.

Vamos compreender de que modo uma abordagem de RH unificada e centrada no colaborador pode reforçar o seu envolvimento com a organização e aumentar a produtividade.

Vamos conhecer algumas das ferramentas e técnicas  necessárias para desenhar a Experiência de Colaborador mais relevante para a sua organização.

A quem se dirige
  • CEO’s
  • Diretores de RH
  • Profissionais de RH que pretendam saber mais sobre a metodologia de Design Thinking e como a aplicar para inovar na Gestão de RH
Programa

▪ Introdução ao Design Thinking
• Design Thinking, uma abordagem centrada no Ser Humano
• Service Design, Customer Experience e Employee Experience

▪ Design Thinking e Gestão de RH
• Desenhar a Experiência de Colaborador – vantagens e desafios
• Os fatores que têm impacto na Experiência de Colaborador
• Employee Experience vs Employee Engagement
• O Poder dos RH na mudança organizacional

▪ O Design Thinking na prática – algumas ferramentas
• Compreender o desafio e ganhar inspiração
    • Ferramentas: Personas, Mapa de Jornada do Colaborador, Técnicas de Pesquisa
• Gerar ideias criativas e inovadoras
    • Ferramentas: Técnicas de criatividade, Matriz de Decisão
• Prototipar, testar e receber feedback
    • Ferramentas: Protótipo, Storyboard
• Implementar as soluções
    • Ferramentas: RH Service Blueprint

Formador

Carmen Almeida

20 anos de experiência na concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos de formação e consultoria de RH em diferentes sectores de negócio, como sejam a banca, distribuição, aviação, construção civil ou indústria farmacêutica.
Ao longo da sua carreira desenvolveu e implementou diversos processos de gestão do desempenho; mudança de cultura organizacional; auditoria aos processos e ferramentas de RH; desenho de soluções de RH integradas com o Sistema de Qualidade, Missão e Visão; assessment de competências e definição de planos de desenvolvimento para os gaps identificados.
É especialista no desenho de diagnósticos de necessidades de formação; planos de formação; metodologias pedagógicas; processos e ferramentas de formação profissional, em articulação com a estratégia empresarial.
Tem experiência consolidada na condução de projetos de mudança, desenvolvimento de competências de liderança, facilitação de workshops de problem solving, design thinking, criatividade e inovação.
Durante o seu percurso profissional trabalhou em empresas como o CECOA, Neves de Almeida Consultores, Consulting House e EGOR Consulting.
Foi Vice-presidente para a Formação na ANERH (Associação Nacional das Empresas de Recursos Humanos).
É licenciada em Política Social pelo ISCSP, Pós-Graduada em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE, PNL Practitioner e Design Thinking Facilitator.
Alguns Clientes onde desenvolveu projetos: Sata, Martifer, Bes, Novo Banco, Millennium BCP, Santander, Caixa Geral de Depósitos, BNP Paribas Security Services, Geoban, Grupo Marques, Allby, Sociedade Central de Cervejas, Sonae, Lidl, AKI, Leroy Merlin, Caetano e Mont’Alverne, Makro, Galp, Total, Novartis, Amgen, Laboratórios Vitória, Elo Farma, Farmácias Silveira, DRTQP, Administração Pública – INA, Açoreana Seguros, Tranquilidade, Fidelidade, APS, SINASE, Galileu, SKY.

 

Design Thinking para a Gestão de RH: Como desenhar uma employee experience motivadora

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anahortensesilva@iirh.pt
Tlm. 916 353 748

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