SEMINÁRIO 2.ª edição CÁLCULO E PROCESSAMENTO SALARIAL | Atualizações do OE2018

LOCAL

Lisboa

DATA

08 maio 2018

HORÁRIO

09.30 17.30

ENQUADRAMENTO

Como calcular a compensação de um contrato a termo certo!? Conheça os critérios da extinção do posto de trabalho. Que implicações terão nos valores de compensação os trabalhadores que tenham mais antiguidade até 31 de outubro de 2012 e após esta data? Que implicação tem o Orçamento de Estado 2018 na introdução de novas rubricas sujeitas ou isentas de IRS e TSU? Como devemos utilizar ao nível do cálculo a prestação pecuniária de natureza global? Quais as novas regras imperativas impostas no CT que terão implicações nas compensações e benefícios dos trabalhadores? Como calcular os bens adquiridos? As horas noturnas? Os subsídios de turno? A IHT? Serão também abordados os critérios e a implementação do fundo de compensação de trabalho ou mecanismo equivalente que as empresas terão de criar/aderir desde o último trimestre de 2015 e as mais recentes alterações e suas implicações no processamento salarial. Daremos especial atenção às novidades introduzidas pelo OE2018, RMMG2018 e IAS2018 com impato no processamento salarial. Venha conhecer as implicações dos vales de apoio à “infância e educação”.(novidades 2018) Utilização de viatura atribuída pela empresa para uso e usufruto total – tributação IRS e TSU: critérios. Qual o tratamento fiscal dos seguros de doença ? Como se processa o tratamento fiscal das ajudas de custo, subsídios de alimentação e despesas de deslocação? As Novidades do tratamento fiscal dos trabalhadores independentes (novidades 2018). Conheça os programas de incentivo à contratação com redução e isenção de tributação de TSU para 2018!

OBJETIVOS GERAIS

Dar a conhecer as mais recentes alterações sobre as fórmulas de cálculo que devem ser utilizadas no apuramento dos bens adquiridos dos trabalhadores em 2018, as boas práticas do cálculo e processamento salarial baseadas nas mais recentes alterações legislativas sobre esta temática e executar o cálculo da remuneração/retribuição e dos bens adquiridos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Dotar os formandos de uma atualização sobre o cálculo das diversas rúbricas que compõem o processamento salarial nas empresas;
  • Possibilitar aos formandos o desenvolvimento de casos práticos que consolidem os conhecimentos sobre a aplicação do cálculo na gestão do processamento salarial das empresas

NO FINAL DA AÇÃO OS FORMANDOS ESTARÃO APTOS A:

  • Identificar a diferença entre a retribuição e a remuneração, entre o vencimento base e salário base e rubricas que devem integrar o pagamento dos bens adquiridos;

  • Entender as especificidades das diferentes modalidades de cessação do contrato de trabalho e sua aplicabilidade;

  • Determinar como organizar os tempos de trabalho e sua implicação no cálculo salarial;

  • Dar a conhecer o cálculo do trabalho diário, proporcionais de sub. Férias, férias não gozadas, sub. Natal e compensações;

  • Dar a conhecer o cálculo dos bens adquiridos na suspensão do contrato por doença, acidente de trabalho… ;

  • Validar com a introdução de casos práticos – simulações de compensações e revogações contratuais, férias, faltas e feriados;

  • Permitir a consolidação de conhecimentos que permitam às instituições dotar-se de informação atualizada para a melhor tomada de decisões na Gestão dos Recursos Humanos.

DESTINATÁRIOS

TODOS OS INTERESSADOS QUE PRETENDAM ATUALIZAR OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS ALTERAÇÕES AO CÁLCULO SALARIAL:

  • Diretores de recursos humanos;
  • Chefes de departamento de recursos humanos;
  • Técnicos e consultores de recursos humanos;
  • Quadros administrativos, operacionais
  • ou funcionais;
  • Advogados / Juristas.

Programa

Parte I – A diferença entre a remuneração e a retribuição

Parte II – Cálculo do absentismo justificado/injustificado – implicações no cálculo dos bens adquiridos

Parte III – Cálculo de trabalho suplementar

Parte IV – Cálculo de trabalho noturno

Parte V – Cálculo de bens adquiridos: subsídio de férias, férias não gozadas, subsídio de Natal: implicações do absentismo injustificado

Parte VI – Cálculo de créditos de horas de formação

Parte VII – Cálculo da compensação por caducidade de contrato a termo

Parte VIII – Cálculo por mútuo acordo – (extinção de posto de trabalho – Lei 27/2014 de 8 maio)

Parte IX – Cálculo do Fundo de Compensação de Trabalho /Fundo de Garantia de Compensação de Trabalho – implicações no processamento salarial (novidades 2015)

Parte X – Fringe benefits: ajudas de custo, despesas de deslocação, abono para falhas, os programas de incentivo à empregabilidade; cheques creche, subsídio de educação filho menor, tributação autónoma de viaturas de uso e usufruto total em resultado da entrada em vigor do OE2018.

APLICAÇÃO DE DIVERSOS CASOS PRÁTICOS & SIMULAÇÕES

VALORES ESPECIAIS PARA GRUPOS. CONSULTE-NOS!

desconto
20% DESCONTO até 09 abril

BIC/SWIFT: BCOMPTPL
VALOR DE INSCRIÇÃO* (por participante)

  • 396€ até 09 de abril
  • 495€ a partir de 10 de abril

* Aos valores apresentados acresce IVA à taxa legal em vigor. Desconto não acumulável com outras ofertas em vigor.
O VALOR INCLUI: Livro “Cálculo e Processamento Salarial” de Paulo Reis, documentação de apoio, certificado de participação, coffee-breaks, almoço e oferta de 1 assinatura anual da RH Magazine.

MODALIDADE DE PAGAMENTO

Transferência bancária à ordem do IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos Unip Lda.

Banco: Banco Comercial Português S.A.

IBAN: PT50 0033 0000 45455228007 05

BIC/SWIFT: BCOMPTPL

captura-de-pantalla-2017-09-26-a-las-17.38.28
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

• O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária antes do início da formação e o comprovativo de pagamento deverá ser enviado para o email anahortensesilva@iirh.pt.

• O número de participantes é limitado e as inscrições serão consideradas pela ordem de chegada.

• Se por algum motivo o participante decidir cancelar a sua inscrição, deverá fazê-lo por escrito e com uma antecedência mínima de 4 dias úteis antes da celebração da formação. Neste caso, o IIRH reembolsará a entidade responsável pelo pagamento, exceto 30% por conta de despesas administrativas. Se o cancelamento se efetuar uma vez ultrapassado este período, o IIRH não reembolsará qualquer quantia. Todavia o participante poderá solicitar por escrito até um dia antes da celebração do evento a sua substituição por outra pessoa.

Considerei a formação muito pertinente. Para lá de focar em pontos relevantes do processamento salarial actual, tocou também em temas que afectarão o mesmo no futuro. Pretendo, se possível, participar para o próximo ano a fim de ter conhecimento fresco sobre novas alterações a adoptar no ano seguinte.
Um dos pontos muito positivos foi a interacção com o formador. Respondeu sempre às nossas questões e soube como cativar muito bem a nossa atenção de forma a não tornar a formação desinteressante e extremamente teórica.  Actrádia – Consultoria, Lda

pauloreis

FORMADOR

PAULO REIS

Licenciado em Ciências Sociais/ Sociologia, pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Católica.

Foi Chefe de Departamento de Pessoal em várias empresas. Foi também Chefe de Departamento de Recursos Humanos no Grupo Sonae, nas empresas INTEGRUM e NOVIS. Coordenador da área GRH no Citeforma. Atualmente é consultor de várias empresas nas áreas de Gestão Administrativa de Pessoal, Gestão de Tempo, Processamento Salarial e Segurança Social, Gestão de Carreiras, Direito Laboral, entre outras. Gerente da Paulo J.S.Reis, Lda – Consultoria e Formação, Lda. Autor do livro: Cálculo e Processamento Salarial, ed. Lidel, 4.ª edição, Lisboa abr2016.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES  E INSCRIÇÕES CONTATE:

Ana Hortense Silva

anahortensesilva@iirh.pt

Tlm. 916 353 748

www.formacao.iirh.pt | www.inforh.pt

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Pin It on Pinterest

Share This