Um plano de formação é um valioso instrumento de gestão dos recursos humanos. Inclui uma série de ações que visam melhorar as competências dos colaboradores, impactando de forma significativa o seu desempenho e performance individual, permitindo a sua progressão na carreira, e, consequentemente, aumenta a produtividade da empresa. Neste sentido, é essencial desenvolver, implementar e monitorizar um plano de formação consistente, adaptado às necessidades de cada organização.
A segunda parte do curso tem como objectivo dotar os participantes das competências, conhecimentos e técnicas que lhes permitam executar, simular e preparar o plano de formação para a empresa/instituição de forma eficiente e eficaz.
Objetivos Específicos
No final desta parte do curso os participantes saberão:
Todos os interessados em construir um Plano de Formação.
1. O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO E A PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO
1.1. Plano de Marketing da Formação
1.2. Como Divulgar e Promover os Benefícios da Formação e seus Resultados
1.3. Ações para Comunicar e Comprometer os Colaboradores com a Formação
2. COMO ESTIMULAR/ FOMENTAR A MOTIVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
2.1. A “venda” da Formação aos Destinatários
2.2. O Papel do Gestor de Formação: Antes, Durante e Depois da Formação
2.3. Como desenvolver uma Cultura de Formação Contínua na Empresa
2.4. A Importância dum Clima Organizacional que favoreça a Participação Activa na Formação
2.5. A Integração da Formação e Resultados no Desenvolvimento e Avaliação
2.6. O Envolvimento de Colaboradores e Chefias na deteção de Necessidades de Formação
3. ORGANIZAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
3.1. Afetação de Recursos
3.2. Seleção dos participantes
3.3. Divulgação
3.4. Dossiers Pedagógicos
3.5. Equipa pedagógica, responsabilidades e papéis
3.6. Normas de organização e funcionamento do processo
3.7. Acompanhamento de clientes e formandos
4. REQUISITOS, AVALIAÇÃO TÉCNICA E AUDITORIA DOS FORNECEDORES
4.1. Manual do fornecedor
4.2. Os requisitos dos fornecedores
4.3. O processo de consulta do novo fornecedor
4.4. Informação necessária à avaliação; indicadores necessários – vantagens e limitações
4.5. As auditorias de processo do fornecedor
4.6. Análise da performance global do fornecedor
5. AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E CERTIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
5.1. Enquadrar a avaliação das aprendizagens na avaliação da formação;
5.2. Criar e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos definidos
5.3. Identificar as causas da subjetividade na avaliação
5.4. Construir instrumentos de avaliação a aplicar
5.5. Explorar a autoavaliação como instrumento de gestão do desenvolvimento pessoal
5.6. Distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação
Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos que permitam verificar e controlar os resultados de aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação;
Propor medidas de regulação com vista à melhoria do processo de formação.
Profissional com ampla experiência nas áreas de Treino e Desenvolvimento há mais de 20 anos. Desenvolve competências em treino comportamental orientado para resultados, Inteligência Emocional, Liderança e PNL, bem como nas áreas técnicas de Marketing e Excelência de Vendas, Vendas Criativas e Técnicas de Coaching.
Integrado na estrutura internacional da Bayer AG, fui responsável pela coordenação e gestão de atividades de treino em todas as áreas de intervenção.
Fundador e Sócio-Gerente da Upturn, trabalho como consultor de formação, facilitador, coach e treinador, trabalhando em parceria com empresas de formação de renome nas áreas de vendas, gestão de formação, recursos humanos, negociação, PNL, técnicas de marketing e vendas em Portugal, Angola e Moçambique.
Certificado em Master Practitioner em PNL pelo ITA, Coach Certificado pelo ICF na EEC, Consultor licenciado em Identity Compass, Certified Professional Behaviour Analyst (CPBA), Certificação em Competências Pedagógicas, Membro da Direção do Chapter Português da International Association of Facilitators Membership Committee Leader for ICF Portugal.
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