O Assessment & Development Centre é uma metodologia que, desde a sua utilização mais
formal na Segunda Guerra Mundial, muitas organizações têm vindo a aplicar para identificar potencial de evolução e avaliar o grau de adequação de um participante a um cargo específico.
É também frequentemente utilizada em processos de desenvolvimento individual como uma ferramenta de excelência para enumerar, em cada pessoa avaliada, os pontos chave específicos e críticos de intervenção.
O processo, que hoje em dia até já pode ser implementado de forma totalmente remota e digital (dando origem ao conceito de Assessment & Development Centre 4.0), é feito em condições padronizadas e expõe os participantes a uma combinação de ferramentas e/ou exercícios (individuais e/ou em grupo) que procuram simular desafios que estimulam e requerem a utilização do conjunto de competências consideradas como fundamentais para o sucesso dentro de determinada organização.
Torna-se assim fundamental, para extrair todo o seu potencial, conhecer a metodologia, as suas fases centrais, bem como as técnicas fundamentais para a conceção, implementação e gestão de um processo desta natureza.
• Conhecer a metodologia de Assessment & Development Centre
• Enumerar as vantagens da metodologia de Assessment & Development Centre na Gestão de Talento
• Identificar as fases centrais de um processo de Assessment & Development Centre
• Reconhecer a evolução da metodologia de Assessment & Development Centre para o Assessment &
Development Centre 4.0 – as diferenças e desafios
• Adquirir as técnicas fundamentais para a conceção, implementação e gestão de um processo de
Assessment & Development Centre ou Assessment & Development Centre 4.0
Todos os interessados em assessment Development Centers 4.0.
Módulo 1 : A metodologia de Assessment & Development Centre
Módulo 2 : Fase 1 – Definição de Objetivos e Perfil
Módulo 3 : Fase 2 – Conceção e Desenho
Módulo 4 : Fase 3 – Implementação e Operacionalização
Módulo 5 : Fase 4 – Apresentação de Resultados
Manuel Coelho é formado em Psicologia Social e das Organizações e Pós-Graduado em Gestão Avançada de Recursos Humanos, possuindo mais de 17 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos. Com intervenção em diferentes setores de negócio e geografias, destaca-se a significativa experiência acumulada nas áreas de Employer Branding, Atração de Talento, Recrutamento e Seleção, Assessment & Development Centre, Transformação Digital em RH, Gestão e Desenvolvimento de Talento, Formação ou Gestão de Projeto.
Desde março de 2018, como Manager na The Key Talent Portugal, assume atualmente, entre outras responsabilidades, a coordenação da área de Talent Assessment.
A sua carreira foi desenvolvida entre o mundo da Consultoria, de onde se destaca a sua
passagem de sete anos pela Ray Human Capital e os dois anos radicado em Londres, onde
trabalhou na Global Career Company, e o sector Empresarial, de onde se pode relevar a sua presença na Philip Morris International como Manager Talent Acquisition Spain & Portugal e o trabalho desenvolvido no BNP Paribas como Recruitment Manager do European Finance Operations Centre.
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