No actual mundo globalizado, os movimentos de pessoas tornaram-se muito mais frequentes, as distâncias diminuíram e o mercado de emprego alargou-se. Para fazer face a esta realidade, as organizações devem conceber estratégias que permitam não só atrair os melhores candidatos, mas também reter os melhores colaboradores.
É no mix “People Management – Marketing” que nasce o Employer Branding, um processo pelo qual as organizações se posicionam no mercado enquanto empregadores.
Este seminário pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver uma estratégia de employer branding assim como um programa de employee advocacy e qual a sua importância na captação e retenção de talentos.
A metodologia online passa pela conjugação de exposições teóricas, apresentações de casos práticos, e discussão/simulações em grupo.
1. Employer Branding
– Definição de marca empregadora
– Contexto no qual esta temática passar a ser essencial
– Stakeholders envolvidos para um plano de sucesso
– Perfil do Profissional de Employer Branding – qual a formação, percurso e o que se espera deste profissional
2. Objetivos e Estratégia
– Definir objetivos
– Métricas para medir o sucesso dos programas e das inicitativas
– Diagnóstico de atratividade da marca empregadora
– Criar um plano estratégico
3. Employee Value Proposition
– Definição da proposta de valor para o talento
– Metodologias aplicáveis
4. Reputação da marca empregadora
4.1. Atração
– Prémios e distinções de marca empregadora
– Redes Sociais e Employee Advocacy
– Vídeos
– Eventos – como tirar o melhor partido em termos de exposição
4.2 Recrutamento
– Website Carreiras
– Job Boards e a visibilidade da marca
– Programa de referências
– A experiência de candidato importa
5. Employee Experience
– Onboarding
– Comunicação Interna
– Iniciativas de Employee Engagement
– Diversidade e Inclusão / Bem-Estar
– Offboarding
Caso Prático
Especialista, oradora e formadora em Employer Branding e Marketing com 18 anos de experiência profissional em vários setores de atividade nomeadamente Consultoria, Tecnologias de Informação e Turismo.
Atualmente lidera a área de Culture, People Experience e Employer Branding na Deloitte, tendo no passado desempenhado funções ligadas ao Employer Branding, Marketing Digital, Direção de Vendas, Comunicação em empresas como a OutSystems, SIC, The Yeatman hotel, Accor Hotels e a agência de eventos e live marketing VOQIN.
Atualmente é docente do módulo de Employer Branding em alguns MBAs de Corporate Happiness e formadora dos módulos de Networking e Desenvolvimento Estratégico de Carreira para alunos de Mestrado na Católica Lisbon School of Business and Economics.
Em termos de habilitações académicas, concluiu o certificado internacional de Employer Branding da Universum Academy (Suécia) em 2020, a Pós-Graduação de Marketing Digital no IPAM Lisboa em 2014 e o Mestrado em Gestão de Turismo na ESCAET em 2014 (França).
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